Storytelling é um termo em inglês. “Story” significa história e “telling”, contar. Por isso é conhecido como a arte de contar boas histórias!

Quando se lê “boa”, quer dizer relevante.

Então, não é só contar uma história qualquer. Mas sim uma história que consiga captar a atenção de quem estiver ouvindo/lendo/etc.

No meio digital, está cada vez mais difícil atrair e capturar a atenção das pessoas. E isso acontece por causa do excesso de informações em que a maioria dos internautas vivem.

A todo momento somos bombardeados por uma infinita quantidade de conteúdo. O storytelling pode ser classificado também como uma forma de comunicação na web bem persuasiva.

Tende a funcionar mais do que as “copys agressivas” que alguns estão acostumados.

Justamente por ser mais natural, acaba gerando mais identificação em quem consome esse tipo de conteúdo.

Por que utilizar o storytelling?

storytelling

Como eu disse acima, o storytelling gera uma identificação maior com quem está lendo, ou ouvindo você.

Quando você estuda a fundo sua persona, consegue identificar os pontos em comum que possui com ela.

Se você não sabe o que é persona ou ainda não definiu a sua, leia ESTE ARTIGO que vai te ajudar.

Tendo encontrado esses pontos em comum, é hora de contar histórias que ressaltem esses pontos.

Essa técnica promove o seu negócio sem precisar fazer uma venda diretamente falando. Além disso é muito melhor!

O storytelling é bastante utilizado no Marketing, com a finalidade de envolver as pessoas.

Acabou ficando muito famosos pela capacidade que possui de aproximar uma marca e o seu cliente final.

A princípio, ajuda muito a compartilhar ideias, conhecimentos e outros interesses através de uma história.

A arte de contar histórias

O objetivo principal de se contar uma boa história é encantar uma audiência, prender a atenção dela.

Para que isso aconteça, é importante conhecer exatamente o seu público-alvo, sua persona, para que a mensagem que você quer passar seja a mais direcionada e assertiva possível.

Quando você conta uma história, você faz com que o leitor entre nela com você. Em contrapartida, você não pode ser mais um produtor de conteúdo Wikipédia, daqueles que só dizem o que é isso, ou o que é aquilo.

É necessário envolver as pessoas. Afinal de contas, por que você acha que as novelas brasileiras fazem tanto sucesso? Acima de tudo, por se tratarem de histórias.

As pessoas querem saber o final, querem saber o que vai acontecer com o personagem, parar para imaginar o melhor final, etc.

Uma história bem contada, causa tudo isso! Despertam emoções, provocam desejos, e aproximam.

Tendo em vista isso, você já sabe a importância de usar o storytelling, agora vamos aos elementos básicos de um.

Principais elementos do storytelling

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Antes de mais nada quero te dizer que não há uma receita de bolo para contar boas histórias. Entretanto, existem 4 elementos que sempre estão presentes.

Então vou te falar um pouco sobre cada um deles.

1. Mensagem

Para falar melhor desse elemento vamos dividi-lo em 2 partes:

  • Story: a história e a mensagem que vai ser passada;
  • Telling: a forma que essa mensagem será passada.

Uma história forte, tende a marcar mais presença na memória das pessoas e é exatamente isso que queremos.

A mensagem seria o objetivo, onde você quer chegar com sua história.

2. Ambiente

Descrever onde aconteceu, em detalhes, faz com que a pessoa se sinta dentro da história. Dependendo da situação você pode abordar sentimentos também nesse elemento.

3. Personagem

Esse é a pessoa que vive a história para transmitir a mensagem, através dela que o leitor consegue sentir de fato o que você quer dizer.

Para que realmente dê resultado é necessário passar pelo próximo elemento.

4. Conflito

Esse é o ponto decisivo para saber se sua história ficará na mente ou não das pessoas. O ponto de virada. Ou seja, o momento de superação.

Sem um problema a ser vencido, seu personagem não vai conseguir inspirar o leitor. Além disso, ainda fica uma história sem muito sentido.

Afinal, para marcar a mente de seus leitores, quanto mais intensa e real, melhor. Claro, você pode usar coisas simples do seu dia a dia em suas histórias. Mas as que vão ter a melhor repercussão sempre serão as de maior superação.

Elas geram mais conexões e despertam mais emoções.

Como funciona a mente do seu leitor ao ler um storytelling muito forte

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Vou criar um exemplo fictício aqui para que você entenda como funciona a mente humana diante de um storytelling.

Considere o que está em itálico a história, e o que está em negrito entre parênteses, o que seu leitor estaria pensando, ok?

“Olá, eu me chamo Mariana, tenho 29, e faço 30 esse ano. Não sei o porquê, mas sempre tive medo de chegar aos 30. (Nossa eu também tenho medo)

Mas no início desse ano, as coisas pioraram, logo que descobri que estava com uma doença muito rara, que na verdade, até hoje não sei muito sobre ela. Só sei que perdi o movimento das pernas. (Que triste, coitadinha dela)

Mas eu não quero que sintam pena de mim por isso (ok, já tinha sentido) eu não perdi meu valor como mulher por não poder mover mais minhas pernas.

Percebi que meu medo na verdade, não era o de chegar aos 30, mas o de não me sentir realizada quando chegasse lá! (Acho que esse também é o meu medo) Em seguida, depois dessa descoberta que mudou tanto minha vida, pude descobrir que sou muito mais do que pensava (uau, que resiliência) , em outras palavras, descobri o meu propósito de vida e que posso ser tudo o que eu quiser, movimentando ou não minhas pernas. (Ela está de parabéns em)

Como resultado, decidi colocar tudo isso que aprendi em um livro, contando tudo o que passei e ensinando tudo que aprendi sobre como encontrar nosso propósito (hum, deve ser bem bacana). Se você está com medo, ou não se sente realizada, te convido a conhecer. (Ok, vamos ver como funciona) ”

Concluindo

Dessa forma, contando essa historinha fictícia, acho que deu para você entender o efeito de um storytelling bem feito. Claro que aí eu usei um trechinho de menos de 300 palavras, só para você entender.

Mas quanto mais rica em detalhes é sua história, melhor.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, qualquer coisa é só comentar aqui em baixo, abraço.

Por

Je Machado

Oi...quer aprender se comunicar na web, criando conteúdo de impacto?
Vem, pega uma xícara de café e vamos conversar :D