Está sem ideia para criar o seu conteúdo para redes sociais? Esse artigo vai te ajudar!

Eu sempre vejo pessoas dizendo que estão sem ideias de o que postar, ou dizendo que quando vai criar o conteúdo, simplesmente, dá um branco.

Pois é, isso ocorre por vários motivos que logicamente eu não conseguiria dizer sem analisar a fundo o seu negócio.

Mas vou dizer aqui alguns dos erros que eu mais vejo cometerem por aí, pelo instagram principalmente, erros esses que atrapalham a sua produção de conteúdo.

Falta de nicho de mercado definido

conteúdo para redes sociais

Antes de mais nada, se você não tiver definido bem o seu nicho, com certeza vai travar na hora de criar o seu conteúdo para redes sociais. Então, quando você define um nicho, faz isso baseado em seus conhecimentos, suas paixões, suas habilidades. Sendo assim, já há dentro de você muita ideia pronta para se transformar em conteúdo.

Falta de definição da persona

Eu já disse aqui em um outro artigo, como é importante para o seu negócio a definição da persona.

Leia o artigo aqui

Quando você sabe com quem está falando, sabe quais são seus maiores medos, dores, dificuldades, etc. E então fica muito mais fácil criar um conteúdo para redes sociais que vá sanar essas necessidades.

Falta de relacionamento com sua audiência

Quando você se relaciona com a sua audiência e escuta de verdade o que ela diz, tem em mãos uma fonte preciosa de ideias de conteúdo para redes sociais.

Isto é, não tem nada melhor do que criar o que as pessoas já estão procurando.

Mas, agora vamos para as ideias de conteúdo, vou falar um pouquinho sobre cada uma delas.

1.      Se apresente

Em seu perfil sempre terá pessoas chegando e saindo, então de tempos em tempo é bacana fazer um post contando um pouquinho sobre você.

Acredito que ao menos 1X ao mês é interessante fazer esse tipo de post, em virtude de conexão.

2.      Diga o seu porquê

Qual o motivo de você fazer o que faz? O que te encanta em seu trabalho? Por que você está ali nas redes sociais criando conteúdo?

Tudo isso vai te render várias ideias maravilhosas, isto é, suas experiências serão preciosas.

3.      Fale sobre sua rotina

Como é seu dia a dia? As pessoas gostam muito disso. Uma vez que isso faz com que elas se sintam mais próximas de você e de seu negócio.

Para isso, recomendo que você fale aqui de coisas que sejam relevantes para sua audiência tá?

4.      Mostre os bastidores

conteúdo para redes sociais

O “como” se faz funciona muito bem, mas o “como eu faço”, tem seu lugar. Mostrar como você faz determinada atividade provoca a mesma sensação da ideia anterior.

5.      Peça uma dica de livro/filme/série

Essa ideia de conteúdo para redes sociais é boa por dois motivos: primeiramente é que você vai receber várias sugestões bacanas.

Em segundo lugar, a sua audiência participa de alguma forma da sua vida, mais de perto, portanto isso é muito legal.

6.      Pergunte a maior dificuldade do seu público

Essa pergunta serve como fonte de pesquisa. visto que. a cada dificuldade, várias ideias de conteúdo vão surgir para você.

7.      Responda a dúvida do post anterior

Não basta saber as dificuldades, não é? É preciso ajudar as pessoas criando conteúdo que ajude com essa dificuldade. Isto é, de valor!

8.      Mostre um detalhe do seu produto

Esse é um formato que te ajuda a fechar vendas. Aqui, recomendo que você fale de um diferencial, algo que destaca o seu produto da concorrência.

9.      Recomende um perfil que gosta

Não pense que vai “perder para a concorrência”. Da mesma forma que ninguém cresce sozinho, quando você faz isso tem muitas chances de também ter seu post compartilhado.  

10. Conte uma superação sua

Aqui temos um artigo falado sobre o storytelling e como ele pode te ajudar em sua estratégia. E o elemento principal de um bom storytelling é a superação.

11. Poste uma selfie

conteúdo para redes sociais

Diria que esse post seria um “respiro” em meio ao seu conteúdo. Poste uma selfie sua, com intuito de mostrar como você se sente neste dia.

12. Relembre um momento

Sim, o famoso #TBT. Quando você conta um pouquinho do seu passado também se aproxima da sua audiência.

O interessante é fazer com o propósito de fazer sentido para a sua audiência.

13. Ensine alguma coisa

Ensine algo que seja útil para sua audiência. Um tutorial vai bem aqui, com o fim de ajudar de verdade.

14. Mostre seu local de trabalho

Onde você trabalha todos os dias? Sem dúvida, esse tipo de post é uma ótima ideia de conteúdo para redes sociais.

15. Recomende um livro

Sabe aquele livro que você leu e mudou sua vida? Então, recomende ele, diga por que você gostou tanto. Com toda certeza alguém gostará.

16. Mostre um lugar que você gosta

Pode ser uma viajem que você fez, ou um cantinho aí da sua cidade. Por mais que seja local, as pessoas que não conhecem, vão gostar!

17. Compartilhe algo engraçado

Aqui você pode ser livre, rs. Um meme, um gif, ou algo que aconteceu com você. Mas lembre-se de não sair do seu nicho de mercado ok?

18. Faça um post de contextualização

Sabe quando você pega uma ideia, e traz para o seu negócio? Por exemplo:

Os pés de eucalipto tendem a ser as primeiras árvores a caírem nos temporais. Isso porque suas raízes não são profundas.

Assim também é você que tenta produzir conteúdo sem estudar para tal, em meio a tempestade, poderá ser o primeiro a cair, pois seu conhecimento será raso.

Entendeu o que é essa contextualização?

19. Crie uma frase motivacional

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Eu sempre acho melhor que você mesmo crie suas frases. Existe muita frase pronta por aí, mas é bem mais legal usar uma frase original.

20. Poste um depoimento

Esse post também ajuda muito na divulgação do seu produto. Posto que mostrar que alguém está feliz com o seu produto faz com que outras pessoas queiram conhecer também.

Bom…essa foi nossa conversa de hoje. Lembre SEMPRE de focar em seu nicho e sua persona. Todas essas dicas que dei aqui são bem bacanas, mas você precisa trazer para a realidade do seu negócio, ok?

Beijo da Jê:D!

Por

Je Machado

Oi...quer aprender se comunicar na web, criando conteúdo de impacto?
Vem, pega uma xícara de café e vamos conversar :D