Primeiramente, a Comunicação nas redes sociais tem as suas particularidades, eu vejo muita gente errando em coisas simples.

E é por isso que eu decidi fazer esse artigo, para te ajudar na hora de fazer aí a sua comunicação.

Então vamos lá.

1.      Pense no outro primeiro

comunicação nas redes sociais

Quando estamos trabalhando com comunicação nas redes sociais, empatia é fundamental. Portanto, se você me acompanha lá no Instagram sabe que falo muito sobre isso. (E se não me acompanha, aproveita para acompanhar @a.jeannemachado 🥰)

Você precisa se colocar no lugar do outro, se importar em ajudar de verdade, contudo, se importar de verdade.

Pois quando fazemos algo por fazer, só visando lucros, não damos real atenção ao que é mais importante em nosso negócio, o outro.

Se coloque no lugar da outra pessoa, atenda como gostaria de ser atendido, responda como gostaria de ser respondido. Além disso, isso pode mudar absurdamente o rumo do seu negócio. Testa aí e me conta depois. 😊

2.      Seja claro em sua comunicação nas redes sociais

Em toda sua comunicação nas redes sociais, seja sempre muito claro, com a finalidade de não deixar margem para dúvidas.

Porquanto, não invente coisas apenas para “melhorar a copy” isso não é justo com a sua audiência, não é?

2.1. Clareza!

E quando você tiver que dizer algo, diga sempre de forma mais clara possível. Da mesma forma, se aplica também a coisas que você vai ensinar, contextualizar, explicar, etc.

Assim também, o que você for usar em sua comunicação deve estar exposto de maneira que não gere dúvidas. E se gerar, sua audiência deve saber que pode te chamar a qualquer momento!

3.      Não use uma linguagem muito formal

Em princípio, a comunicação nas redes sociais não é igual a um trabalho de conclusão de curso ou a uma matéria de cunho jornalístico.

Na verdade, muita gente que vem dessas áreas aí e acaba se enrolando nas redes sociais, por conta disso.

Da mesma forma, as pessoas não estão dispostas a “quebrar a cabeça” para ler um post, se não for de muito simples compreensão, elas apenas vão pular seu conteúdo.

Claro que, preciso fazer um adendo aqui, se seu público alvo tem o hábito de se comunicar de forma mais culta, tudo bem. Estou dizendo aqui em linhas gerais, mas é muito necessário que você conheça o seu público, a sua persona, esse artigo aqui pode te ajudar 👇🏼.

O que é persona e como ela pode te fazer vender mais?

4.      Imagens MUITO profissionais não engajam em sua comunicação nas redes sociais

comunicação nas redes sociais

Quando você usa imagens muito tratadas, ou aquelas artes super produzidas (com cara de agência) as pessoas tendem a não engajar.

Pois passa aquela impressão de inacessibilidade, de que quem produziu aquilo está em um nível superior.

Talvez isso possa te soar bem, mas acredite, gerar identificação é mais proveitoso para os negócios do que superioridade.

Quando você usa uma foto simples (o que não significa de qualquer jeito) tem muito mais chances da mesma ter um engajamento muito maior.

5.      Cuidado com o “sincerômetro”

Não use a sua comunicação nas redes sociais para desabafar, ou para jogar indireta para as pessoas. A menos que seja uma rede pessoal, mas estou falando aqui de uma rede social para negócios.

Por que digo isso?

Simples, porque quando estamos navegando ali pelas redes sociais, queremos evitar “tretas”. Na verdade, a maioria até gosta de acompanhar uma, rs. Mas para quem iniciou a dita cuja, não pega bem.

Em outras palavras, sua audiência não precisa saber dos seus desabafos! Não precisa saber que sua tia deixou o cachorro solto no quintal e ele quebrou sua planta. Da mesma forma, nem que o filho da vizinha quebrou o brinquedo do seu filho.

Se sua rede social tem o propósito de ensinar, ajudar, entreter, cumpra com o propósito e não se distraia, ok?

6.      Textos muito grandes não são lidos

comunicação nas redes sociais

Isso é um detalhe que vejo muita gente errando por aí, principalmente os iniciantes na comunicação nas redes sociais. Em sua grande maioria, textos longos na internet geralmente. não são lidos. A menos que você tenha uma audiência muito fiel que leia tudo que você escreve.

Mas principalmente quando estamos iniciando, podemos utilizar outras plataformas para os textos maiores, como blogs, sites de artigos e etc.

O que eu recomendo é que você teste.

Faça uma semana com textos curtos e uma com textos longos, de tal sorte que você possa ver o que mais engaja, no seu caso.

De acordo com algumas pesquisas, textos de no máximo 100 palavras são os que as pessoas geralmente param para ler mais.

7.      Entregue o que a sua audiência quer e não o que você quer

Eu sei que é uma tentação falar só do que a gente quer. Mas é preciso se atentar para o público, lembra do item 1, não é?

Quando a gente usa uma comunicação nas redes sociais voltadas para a necessidade do público, de fato nossas chances de acerto são muito maiores. Isso vai gerar mais:

  • Vendas
  • Engajamento
  • Aumento de audiência
  • Visibilidade

Isso tudo é muito bom, não acha?

Bom, vou ficando por aqui, porém vou deixar aqui em baixo alguns artigos que certamente você pode gostar:

Como se comunicar na web, para ter mais resultados| Dicas práticas

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Algumas formas de ganhar dinheiro criando conteúdo | 7 IDEIAS

E esse também é interessante!

Usando o storytelling em sua estratégia de marketing

Por

Je Machado

Oi...quer aprender se comunicar na web, criando conteúdo de impacto?
Vem, pega uma xícara de café e vamos conversar :D