Como se comunicar melhor nas redes sociais? Essa é uma das perguntas que eu mais recebo no meu direct do Instagram. Afinal, quem não quer se fazer entendido facilmente e assim gerar relacionamento de qualidade, não é mesmo?

Por isso, separei algumas dicas práticas, que eu mesma utilizo e que inclusive, foram retiradas de livros que eu li e recomendo também!

Comunicação é o mesmo que conteúdo?

Antes de mais nada é importante eu te dizer que comunicação e conteúdo, andam lado a lado, mas não são a mesma coisa.

Principalmente em se tratando de como se comunicar melhor nas redes sociais, saber essa diferença e como os dois podem se fundir para gerar um melhor relacionamento, é primordial.

O que é conteúdo?

Conteúdo é um conjunto de elementos que passam uma ideia ou uma informação. Entretanto, mesmo que textos, imagens, vídeos ou áudios, possam fazer parte, ainda não é o bastante.

Pois se você quer saber como se comunicar melhor nas redes sociais, tem que saber para quem vai se comunicar! Aqui nesse artigo, eu falo justamente sobre isso 😀

O que é comunicação?

A comunicação tem muito a ver com a forma que o outro recebe o conteúdo que estamos passando. Portanto isso vai depender muito de como vamos passar esse conteúdo.

Tem a ver, principalmente, com o estilo, o jeito de falar e até mesmo a forma de se expressar com olhares, faz parte dessa comunicação.

E como é uma troca, analogamente se espera algo do outro que recebe, como uma concordância ou não, até mesmo um complemento! É uma troca!

Mas como se comunicar melhor de forma eficaz?

comunicação eficaz

A princípio, em se tratando de redes sociais, unir um bom conteúdo e uma boa comunicação é o segredo para gerar conexão e relacionamento, que leva às vendas.

Eu gosto muito de observar o comportamento dos usuários de redes sociais e analisar juntamente com conteúdos que eu consumo, principalmente dos livros que eu leio.

E eu vou te mostrar isso com algumas lições que eu tirei de alguns livros maravilhosos! Onde vi que realmente é o que dá resultados, no que se relaciona a como se comunicar melhor nas redes sociais. Bora lá?

1. Tenha um conteúdo útil e memorável

Ter um conteúdo útil é primordial. Sem isso fica difícil até melhorar a comunicação. Mas útil pra quem, Jê? Útil para o público que você quer conversar.

No livro ” Marketing de conteúdo épico“, do Joe Pulizzi, aprendi não só ter uma visão ampla do conteúdo, mas também identificar claramente quem é meu público e onde ele está!

Esse livro te dá uma geral das plataformas de conteúdo e como utilizar. Certamente que a maior lição que eu tirei dele, foi como criar conteúdo de valor e como distribuí-lo.

Como se comunicar melhor: outros livros que ajudam com conteúdo:

  • Marketing 4.0 (Philip Kloter) – praticamente uma bíblia de marketing e que dá uma ampla visão sobre conteúdo.
  • Marketing de conteúdoa moeda do século XXI ( Rafael Rez) – mostra que a moeda que compra o tempo das pessoas , hoje, é o conteúdo, vale a pena a leitura.

2. Tenha seu posicionamento bem definido

Posicionamento

Posicionar-se não tema ver com autoritarismo. Nem fazer conteúdo “voadora na costela” :D. Posicionar-se, com toda certeza, é você conseguir construir uma imagem de marca, na mente do seu cliente.

De tal forma que, quando ele se lembrar de algo que tenha a ver com você, rapidamente vem você à mente! Essa é uma forma de como se comunicar melhor, sem muito esforço.

Sabe por que? Quando você consegue um lugar na mente das pessoas, fica muito mais fácil seu conteúdo e seus produtos, serem consumidos por elas.

Posicionamento exige clareza e estratégia

No livro “Posicionamento – a batalha por sua mente“, de Al Ries e Jack Trout, há muito o que se aprender sobre isso. De fato, são aulas de como se diferenciar e navegar nessa nossa era competitiva.

Uma das coisas que mais me chamou atenção nesse livro é o fato de que para nos posicionarmos, precisamos saber também, como se posiciona o nosso concorrente.

Ou seja, podemos fazer uma análise de posicionamento da concorrência, para saber justamente como nos posicionar.

Outros títulos que ajudam no posicionamento:

  • REposicionamento ( Al Ries e Jack Trout ) – Este livro é o complemento do primeiro. É simplesmente maravilhoso, pois mais atenção que devemos ter para nos posicionar, é ter para reposicionar! Acredite!:p
  • A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante (W. Chan Kim, Renée Malborgne) – Se você está em um mercado competitivo, este livro é pra você! Ele simplesmente, te ensina a como tornar a concorrência irrelevante aos olhos dos seu clientes, incrível!

Se comunicar é envolver e relacionar

comunicação é uma troca

Lembra que eu te falei que a comunicação é uma troca? Ou seja, em se tratando de redes sociais, é justamente essa socialização que conta.

E pra quem quer saber como se comunicar melhor, além destas dicas que eu já te disse, é imprescindível, saber desta última: storytelling!

Se você ainda não sabe o que é! Tenho um artigo aqui, que explica direitinho e você pode entender mais.

Existem vários livros que falam sobre isso e que eu amo, mas no momento estou amando o “Storybrand“, de Donald Miller. É um método, não um livro somente.

Quem é o mais importante na jornada do herói?

É um livro que contém um método, pra você abraçar e aplicar no seu negócio.

A maior lição que eu venho tirando (porque ainda não terminei :D) é que nosso projeto tem sim, que ter de nós…mas o maior herói é o nosso cliente, caso contrário, a gente gera uma espécie de competição com ele. E não é o que queremos!

Essa perspectiva tem mudado alguns rumos pra mim 😀

Mais livros sobre storytelling:

  • Storytelling. Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança ( Carmine Gallo e Bruno Scartozzone) – livro maravilhoso que promete acender a chama interna nas pessoas. E não é isso que queremos?
  • Truthtelling: por Marcas Mais Humanas, Autênticas e Verdadeiras (Raul Santahelena) – apesar de não ser voltado especificamente para Storytelling, vale a leitura porque o autor apela para humanidade nas marcas. E isso tem a ver com pessoas e a forma que elas recebem nossa comunicação.

Concluindo aqui…

Penso que já deu pra você perceber a importância de unir a boa comunicação e o conteúdo de valor.

Comunicar em rede social não é simplesmente colocar textos e imagens e esperar que as pessoas se relacionem conosco.

É muito mais que isso! É entender o comportamento daqueles que queremos atingir, com o que fazemos de melhor, e receber seu feedback…crescendo também!

Todos estes livros dá pra achar na Amazon, viu?

Ah..antes de ir, vou deixar um artigo aqui, onde eu falo mais sobre como se comunicar nas redes sociais, tá bom!?

Abraços e até logo!:)

Jê!

Por

Je Machado

Oi...quer aprender se comunicar na web, criando conteúdo de impacto?
Vem, pega uma xícara de café e vamos conversar :D