Autenticidade no conteúdo é algo fundamental na hora de produzir sua linha editorial. Pois veja, passar a vida produzindo mais do mesmo, igual de todo mundo, mesmo estilo, mesmo tudo, não é uma estratégia eficaz.

Então para atrair a atenção da sua audiência e aumentar os seus resultados, é necessário se destacar, ser autêntico e encontrar seu ponto de diferenciação dos demais.

Mas, como fazer isso?

Certamente muita coisa que pode ser feita, porém separei aqui 6 dicas que vão te ajudar.

Autenticidade no conteúdo não é bicho de sete cabeças

autenticidade no conteúdo

Antes de iniciarmos as dicas de fato, você precisa entender isso:

Autenticidade no conteúdo não é bicho de sete cabeças!

Primeiramente, não vá pensar que você terá que criar algo extremamente único, nunca pensado, inovador, que vá surpreender a todos.

Certamente seria uma carga muito pesada para cumprir todos os dias em cada conteúdo que fosse criar, não é?

Dinamismo

Vivemos em uma era digital, onde praticamente qualquer assunto que você for falar, já foi falado por alguém antes. E aliás, está tudo bem!

Mas trazer a sua personalidade para o seu conteúdo, fará com que ele se diferencie dos demais. Principalmente no jeito que você aborda o mesmo assunto, pode mudar completamente a percepção.

Agora vamos as dicas de como fazer isso de fato.

1.      Storytelling: a arte de contar histórias

Aqui no blog já temos um artigo falando sobre essa técnica que eu tanto amo.

Leia o artigo completo aqui

Em resumo o storytelling é uma forma de contar histórias que vão envolver a quem está lendo/ouvindo.

E isso é uma forma de deixar seu conteúdo mais autêntico, levando em conta que você use uma história pessoal. Dessa forma além de ser maravilhoso, ainda fica muito original.

2.      Falar de coisas do seu dia a dia dá mais autenticidade no conteúdo

A princípio, quando você pega uma coisa do seu dia, um problema que resolveu ou uma coisa engraçada que aconteceu, trazendo para o seu conteúdo, você deixa esse conteúdo muito mais rico e autêntico.

Você pode usar inspirações do seu dia e além disso, contextualizar para seu conteúdo. Coisas como:

  • Livros que leu
  • Filmes e séries que assistiu
  • Conversas que teve
  • Lugares que visitou
  • Experiências do dia
  • Aulas que assistiu
  • Etc.

 Tudo isso pode enriquecer seu conteúdo. Por isso sempre que você for falar de algum conteúdo, pare para pensar em algo que você pode usar como “link”.

Além disso, traz mais materialidade com o que você está falando. Tenho certeza que vai te ajudar muito a ter mais autenticidade no conteúdo das suas redes.

3.      Pense 3 vezes

autenticidade no conteúdo

Isso eu aprendi um tempo atrás quando estava estudado sobre isso. Sempre que você quiser usar de um pouco mais de autenticidade no conteúdo, pense 3x. Como assim? Explico.

Vamos supor que você quer explicar sobre o significado da palavra “contextualização”, entretanto você quer usar um título bem diferente e original.

A dica é escrever os 3 primeiros títulos que vierem a sua mente. Provavelmente a maioria dos conteúdos que você verá, estará usando um desses 3. Então os que você pensar depois destes, serão os mais autênticos.

4.      Dê a sua personalidade

Se além disso, você é engraçado, por que cargas d’água vai querer passar uma imagem de pessoa séria? Ou vice-versa?

É muito mais fácil ser você mesmo? Se você observar meus posts lá no Instagram (conheça meu perfil aqui 🥰) vai perceber que eu escrevo da mesma forma que falo nos stories por exemplo.

Além de ser mais fácil, seu jeito natural acaba dando muito mais autenticidade no conteúdo que você vai criar.

5.      Consuma conteúdo de qualidade para ter mais autenticidade no conteúdo

Você não pode oferecer o que não possui, concorda? Então você precisa estar sempre ligado em perfis de qualidade, blogs de qualidade (como o meu por exemplo :D). Brincadeiras à parte, isso é muito importante.

Mas tome cuidado com 2 coisas:

  • Cuidado com a obesidade de informação: consumir tanto conteúdo ao passo de não conseguir criar nada, tudo ao mesmo tempo. Eu acho legal você ter um limite sabe? Ler um artigo por dia, assistir a 1 ou 2 vídeos, acompanhar as novidades de poucos perfis, como for melhor para você!
  • Cuidado com o tipo de informação que você consome: esse canal, blog, perfil, etc. que você está acompanhando, se preocupa em passar informações de qualidade? Além disso, será que o mesmo não está apenas plagiando conteúdo por aí?

Preste muita atenção a essas duas coisas ok?

6.      Cuidado com as tendências

autenticidade no conteúdo

Ficar de olho nas tendências é importante para os criadores de conteúdo. Todavia é preciso ficar de olho nesse ponto.

Quando algo é tendência, geralmente ocorre o efeito manada.

E aí todo mundo fala semelhantemente sobre isso, do mesmo jeito! Você não vai entrar nessa, não é?

Pois é nesse momento que você terá que pensar 3,4,5, vezes se for necessário. Até conseguir encontrar o ponto de autenticidade no conteúdo que você deseja e tem a ver com você.

Considerações finais sobre autenticidade no conteúdo

Autenticidade no conteúdo não é bicho de 7 cabeças, como você viu. Mas fazer algumas coisas podem fazer com que seu conteúdo seja mais original, com efeito, bem diferenciado.

Me conta aqui nos comentários se você gostou ou se ficou dúvidas, vou adorar conversar com você:D

Abraço.

Por

Je Machado

Oi...quer aprender se comunicar na web, criando conteúdo de impacto?
Vem, pega uma xícara de café e vamos conversar :D